sexta-feira, 31 de julho de 2020

1° GALPÃO DE TRIAGEM DE CARUARU É INAUGURADO





A Prefeitura de Caruaru entregou à população mais um equipamento que vai reforçar as ações de sustentabilidade no município. O primeiro Galpão de Triagem do município vai permitir melhores condições de trabalho para as pessoas que vivem da reciclagem. A estrutura foi construída no loteamento Fernando Lyra, no bairro Universitário.

O galpão de Triagem foi criado com o objetivo de fortalecer as cooperativas de catadores e pessoas em situação de vulnerabilidade, gerando emprego e renda, além de proteger o meio ambiente, reinserindo os resíduos recicláveis na cadeia de produção. “A gente entrega à população um equipamento que vai ajudar a girar a economia, a partir de um trabalho consciente de coleta de resíduos e a reutilização de parte desses materiais. Assim conseguimos dar oportunidade de renda para as pessoas e trabalhar no reaproveitamento do que é possível, através da coleta seletiva”, explica a Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.








O Galpão de Triagem funcionará para a separação de resíduos secos recicláveis oriundos da coleta de resíduos domiciliares. “Atualmente o nosso município produz em torno de 360 toneladas de resíduos sólidos por dia. A grande maioria desses descartes é destinado à central de tratamento de resíduos da cidade. Precisamos proteger o meio ambiente e permitir melhores condições de trabalho para as pessoas que vivem da coleta de produtos recicláveis”, explica o secretário de Serviços Públicos, Ytalo Farias.

A instalação possui toda estrutura necessária para garantir a segurança dos trabalhadores, e equipamentos que ajudarão no dia a dia, como empilhadeiras, prensas mecânicas e balanças. “Nossa expectativa é que o galpão permita fazer a triagem de até 12 toneladas de resíduos recicláveis por dia, diminuindo o volume de resíduos destinados ao aterro
sanitário, protegendo o meio ambiente e gerando emprego e renda”, pontua o secretário.







CARUARU É SUSTENTÁVEL -Sabendo da necessidade de proteger o meio ambiente, a Prefeitura de Caruaru tem buscado cada vez mais formas de transformar o município de forma sustentável. Com o objetivo de destinar para os aterros sanitários apenas o que não é possível ser reciclado, o município implantou em julho de 2018 a coleta seletiva, cadastrando mais de 170 condomínios que efetuam a triagem do material diretamente na fonte.

Também já foram instalados pelo município 10 EcoPontos, em locais estratégicos da cidade. Os EcoPontos são equipamentos para a entrega voluntária de resíduos recicláveis (plástico, metal, papel e vidro), com o objetivo de fomentar a Coleta Seletiva, que já é uma realidade no município. Outra estratégia da Prefeitura é o Papa-Pilha. Para o descarte correto do material, foram criados 12 pontos de coleta na cidade para receber pilhas e baterias, desta forma o município garante o descarte adequado e protege o meio ambiente.

Já o Cata-Treco foi criado para recolher móveis e eletrodomésticos usados. O serviço vai até a residência do solicitante e faz o transporte do material para duas associações de catadores. O serviço deve ser agendado pelo telefone 3701-1455 e é totalmente gratuito.

O serviço de compostagem também foi outra ideia do município, iniciado em 2019. A ideia tem o objetivo de gerar composto orgânico oriundo dos resíduos de poda e dos desperdícios das feiras livres. O adubo é destinado gratuitamente a agricultores e para manutenção de praças e parques da cidade.

Recentemente, no bairro Indianópolis, foi inaugurado também o primeiro Ecoestação de Caruaru. A estrutura visa estimular o descarte correto dos resíduos recicláveis. A população pode usar o espaço para a entrega de materiais como papelão, vidro, metal e plástico, além de volume maiores, como móveis, eletrodomésticos e metralhas. O local está totalmente preparado para receber de forma segura esses resíduos recicláveis.

E para deixar a cidade ainda mais bonita, o município também trabalha com os Jardins Comunitários. A estratégia é trabalhada em parceria com a população e cria jardins por toda cidade. A intenção é transformar os locais que antes eram destinados para o acúmulo de metralha e lixo em jardins ornamentais para a comunidade, que fica responsável pela manutenção da área.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.