Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, o período junino em Gravatá não contará com a tradição das fogueiras. A Prefeitura, seguindo recomendação do Ministério Público, proíbe a população de acender fogueiras como medida de enfrentamento ao novo Coronavírus.
A decisão foi acertada durante reunião do Prefeito Joaquim Neto com a Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Ministério Público. A medida foi tomada devido à ocorrência da fumaça e o cheiro de combustão, que podem ser nocivos ao sistema respiratório e agravar o quadro clínico dos pacientes com a covid-19.
“Recebemos muitos pedidos da população através das nossas redes sociais pedindo a proibição das fogueiras e estamos tomando esta decisão pensando na saúde pública. Sei que essa é uma tradição de gerações, mas cuidar da nossa saúde é mais importante agora, ano que vem vamos ter muito o que celebrar ”, falou o prefeito Joaquim Neto.
Todas as festividades também foram suspensas no município e a prefeitura solicita a colaboração da população para que não realize aglomeração de mais de 10 pessoas em suas residências.