quarta-feira, 3 de junho de 2020

CERCA DE 13 MIL PESSOAS FORAM ALCANÇADAS NAS BARREIRAS SANITÁRIAS EM CARUARU






Seguindo o Plano de Isolamento Social Intensivo definido pela Prefeitura de Caruaru, iniciado no último dia 26 de maio, as barreiras sanitárias instaladas em pontos estratégicos da cidade tiveram um alcance de cerca de 13 mil pessoas. A ação, que passou de cinco barreiras para 20, abordou, até o momento, mais de quatro mil veículos, o que corresponde a uma evolução de aproximadamente 193,58%, se comparada à semana anterior.

Durante as abordagens preventivas, foram identificadas cerca de 600 pessoas em vulnerabilidade, mais que o dobro das abordagens da semana anterior (231), que corresponde a um aumento de 141%.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, foi possível aferir a temperatura da população com a utilização de termômetros com infravermelho, e conferir a porcentagem de hemoglobina arterial, com a ajuda de oxímetros. Mais de mil pessoas utilizaram os equipamentos que auxiliam na identificação de casos suspeitos de Covid-19. Também já foram realizados mais de 200 testes rápidos nas barreiras.






Em relação à origem e ao destino dos veículos abordados, 88,92% tem seu trajeto entre bairros de Caruaru e, desses, 45% tinham como roteiro o Centro da cidade. De outras localidades, o percentual de veículos abordados foi de 11,03%, tendo com origem e destinos principais as cidades vizinhas Brejo da Madre de Deus, Riacho das Almas e Toritama.

Em relação ao questionário realizado, os motoristas e passageiros responderam os motivos da saída de casa: trabalho diário (31%), negócios (17%), consulta médica ou hospital, supermercado/consumo e outros.

As barreiras sanitárias são coordenadas pela Secretaria de Ordem Pública, em um trabalho conjunto com a Guarda Municipal, agentes de trânsito, agentes de saúde, fiscais de Ordem Pública e bombeiros civis.


Fotos: Arnaldo Félix

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.