quarta-feira, 13 de maio de 2020

PORTAL DA PREFEITURA DE CARUARU DISPONIBILIZA DICAS PARA ESTUDAR EM CASA



A rotina dos pais e dos alunos mudou completamente desde a paralisação das aulas devido à pandemia do novo coronavírus. Em Caruaru, a prefeitura tem oferecido aulas na modalidade a distância para estudantes da Rede Municipal de Ensino, desde a segunda-feira (11). O novo momento pode trazer dúvidas sobre a organização dos estudos e, para isso, a plataforma Aula em Cas@ (que pode ser acessada através do site caruaru.pe.gov.br/) apresenta dicas para auxiliar na aprendizagem e estimular a interação entre pais e filhos.

Para alunos da Educação Infantil, por exemplo, as aprendizagens podem acontecer em diferentes momentos da rotina da casa: ao escovar os dentes, na hora das refeições, nas brincadeiras, dentre outros. “Essa rotina é trabalhada dentro do dia a dia do programa de Educação Infantil. É uma questão para a criança ir se organizando, trabalhar o tempo. Quando a professora chega à sala de aula, coloca ou já encontra no quadro as atividades flexíveis e/ou permanentes. Colocamos no site como forma da família não esquecer a importância dessa organização”, explicou a gerente  da Educação Infantil da Secretaria de Educação (Seduc), Dalvani Porto Pastor. 

Os pais de quem cursa o Ensino Fundamental I podem ter acesso também a uma rotina de estudos, com pequenas alterações para cada nível de aprendizagem. Além disso, há indicações de atividades para cada módulo, que vão desde a leitura de textos como convites, receitas e fábulas (3º ano) até dar uma opinião dar uma opinião sobre um filme ao qual assistiu (5º ano). Alunos do Ensino Fundamental II têm acesso à agenda de atividades, que além de apontar o material a ser estudado, sugere espaços de descanso com músicas, filmes e leituras complementares.

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm material escrito e também em audiovisual, permitindo que os mesmos façam da própria casa uma sala de aula. Através da plataforma da plataforma Escola Mais Caruaru (https://www.escolamais.com/caruaru), que é parceira da Prefeitura de Caruaru, eles terão acesso a um conteúdo ampliado. No ambiente virtual, eles e os alunos e professores do Ensino Fundamental II (6° ao 9° Ano) podem trocar informações e aprofundar os conhecimentos. Alunos da Educação Inclusiva contarão com vídeos, apostilas e atividades; além dos pais terem orientações para estruturar a educação dos filhos.

PLATAFORMAS DIVERSAS
A Prefeitura de Caruaru ofereces diversas formas para os alunos desenvolverem atividades durante o período de pandemia. Site, videoaulas no Youtube, aulas na TV Câmara e apostilas impressas. Contando com apoio de parceiros, como Fundação Roberto Marinho, TV PinGuim e Escola Mais, o intuito é adequar o ensino a cada realidade. Confira as opções:

Site “Aula em Cas@” - https://caruaru.pe.gov.br/
YouTube - https://www.youtube.com/PrefeituradeCaruaruOficial
TV Câmara – Canal 22.2 (usando antena do tipo UHF)
Escola Mais Caruaru - https://www.escolamais.com/caruaru
Redes sociais (Instagram e Facebook) - @aulaemcasacaruaru

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.