quinta-feira, 23 de abril de 2020

PREFEITURA DE CARUARU FIRMA PARCERIA COM PLATAFORMA BRASIL SEM CORONA



A tecnologia tem ficado cada vez mais presente no dia a dia da Prefeitura de Caruaru, provocado pelo distanciamento social e a necessidade de ter informações apuradas para ajudar no combate à Covid-19 na cidade. Com o objetivo de rastrear a doença em Caruaru, o Poder Executivo Municipal uniu-se ao Movimento Brasil sem Corona por meio do aplicativo Colab, a maior plataforma de engajamento cidadão e gestão colaborativa do Brasil; e a Epitrack, uma startup do segmento de Digital Health.

Todo mundo pode ter acesso ao app, que é facilmente encontrado nas lojas virtuais dos sistemas iOS e Android. Em mãos, os usuários terão que responder diariamente um questionário rápido e direto relacionado ao novo coronavírus. Essas respostas alimentam em tempo real o mapa nacional de risco, que pode ser utilizado pelos gestores públicos como referência em seus planejamentos de combate à doença.

O uso dessa ferramenta pela prefeitura vai trazer ainda mais informações para a gestão municipal poder trabalhar em cima de dados reais. “Temos buscado parceiros que possam nos ajudar nesse monitoramento da doença em Caruaru. A partir dessas observações que são feitas, podemos traçar novas estratégias em vários segmentos, com o objetivo de proteger a população”, comentou Raquel Lyra, Prefeita de Caruaru.

Com a ajuda da sociedade, é possível acompanhar em tempo real o movimento do vírus na região. Segundo o Secretário de Saúde do município, Francisco Santos, ter esse controle é fundamental. “Essa vigilância participativa que o Brasil sem Corona promove nos traz dados importantíssimos. Pedimos a colaboração de todos, respondendo o questionário do app. A partir daí temos ideia real do cenário epidemiológico, podendo prever o comportamento do problema  na cidade”, explicou.

Atualmente, a Colab é a maior plataforma colaborativa do país, atuando em parceria com mais de 2.500 servidores para auxiliar as entidades públicas no trabalho de monitoramento das necessidades da população. Para Gustavo Carvalho, gerente de operações do Colab, a união com a startup Epitrack foi essencial para atuar no combate da Covid-19. “Unimos nossas expertises para transformar a plataforma em um agente de controle e combate ao vírus. Além das informações enviadas pelos usuários cadastrados, conseguimos monitorar o cenário a partir de mapas interativos que mostram o comportamento da doença na região”, esclareceu.

Para fazer o download do aplicativo no celular, no sistema iOS, basta clicar neste link: apple.co/AppColab. Já para quem é usuário do sistema Android, o acesso é feito por este endereço: bit.ly/Colabapp.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.