segunda-feira, 20 de abril de 2020

GRUPO DE FISCALIZAÇÃO INTEGRADA COVID-19 FAZ BALANÇO DE 30 DIAS DE AÇÕES




As fiscalizações conjuntas entre a Secretaria de Ordem Pública, Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (DESTRA), Secretarias da Fazenda e de Serviços Públicos, PROCON, Ouvidoria, Vigilância Sanitária e Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente de Caruaru, além de entidades parceiras como Polícia Militar, Bombeiro Militar e Disque-Denúncia, já registraram em um mês de operação mais de 3700 denúncias, com uma média diária de 120 demandas. Durante o percurso, a equipe de fiscalização realiza outras abordagens e o direcionamento aos bairros é realizado pela análise do mapeamento do nível de isolamento social. 


Diariamente, a equipe formada por 60 profissionais fiscaliza parques e praças, que, inclusive, estão recebendo grades de isolamento, evitando, assim, a circulação e aglomeração de pessoas. Ações com carro de som, e baixa na iluminação e sinalização também fazem parte do planejamento de combate ao Coronavírus. “Potencializamos as fiscalizações com o uso do mapeamento do nível de isolamento social, de forma que as equipes realizam as ações aos locais apontados diariamente pelo índice de isolamento do mapa. A utilização do Drone e Câmeras de Videomonitamento, captando as imagens em tempo real, vêm contribuindo muito para o trabalho da equipe”, destacou a Secretária de Ordem Pública, Karla Vieira.


Nos casos de estabelecimentos que insistam em manter o funcionamento, o Grupo de Fiscalização Integrada Covid-19 vai aplicar as sanções previstas na lei, variando de notificação preventiva, cassação do alvará, fechamento do estabelecimento, podendo chegar até a prisão - prevista pelos órgãos de polícia, que varia de detenção de um mês a um ano. Foram registrados, em 30 dias de ações, quatro casos de condução à delegacia, por reincidência ou desobediência.


A população pode contribuir denunciando casas de shows e bares por meio do disque-denúncia, nos telefones: 3719–4545 (das 7h às 19h, de segunda a sábado), ou pelo WhatsApp 98256 - 4545/ 98170-2525. Outro contato disponível é o da ouvidoria municipal, no número 156 (das 7h às 13h, de segunda a sexta), ou no WhatsApp 98384-5936. A denúncia pode ser feita também pelo 190 da Polícia Militar.

Fotos: Divulgação

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.