sexta-feira, 17 de abril de 2020

FESTIVAL CURTA TAQUARY DE 2020 SERÁ VIRTUAL



Quem pensou que a 13ª edição do Festival Curta Taquary de Taquariringa do Norte não iria acontecer, se enganou. Ela vem todo repaginada, e pela primeira vez acontecerá toda on-line. Entre os dias 22 e 25 de abril os amante do cinema poderão se deliciar com grandes curtas-metragens de forma virtual. Tal formato veio pelo isolamento/distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19, e para manter a data e o sucesso de sempre, a coordenação do Festival decidiu manter a data, e assim, oferecer conteúdo diferenciado para quem está em casa. “Esse é um período que consideramos ideal para a realização do festival. Entendemos que o isolamento/distanciamento social é a melhor maneira de diminuir a velocidade de contágio do coronavírus, por isso mudamos a dinâmica do festival e, assim, seremos úteis para a população que está em casa e terá acesso a um excelente conteúdo cheio de história e cultura”, explicou o coordenador do festival Alexandre Soares.

O 13º Curta Taquary vem com sete mostrar competitivas, cada uma com dez filmes concorrentes, e outras três mostras não competitivas. Ao todo 744 filmes foram inscritos para o evento deste ano. A partir do dia 22 de abril, os filmes poderão ser vistos por meio de links que estarão disponíveis no site do festival (https://www.curtataquary.com.br/). Na aba Programa 2020, é só procurar a mostra de interesse. Haverá uma imagem e uma sinopse de cada filme selecionado, além do link para assistir ao curta. 

O corpo de jurados é formado por 21 profissionais do audiovisual, atores, diretores, jornalistas e técnicos, que vão avaliar os trabalhos nas mostras competitivas. Mas o público também poderá votar e eleger aquele que vai levar o prêmio de melhor filme do Júri Popular. “A ideia é ter uma enquete para que as pessoas possam expressar a opinião no site do festival”, disse o coordenador. 

Homenagem
O Festival Curta Taquary sempre presta homenagem a alguém ou alguma ação que contribua para o desenvolvimento do audiovisual, especialmente no interior do país. Em 2020, o homenageado será o Projeto ViAção Paraíba. “O ViAção Paraíba é uma ação para formação crítica na linguagem cinematográfica, através de um minicurso e uma mostra de filmes de curta duração, que acontece ao longo de um final de semana em pequenas cidades do interior paraibano”, justificou Alexandre Soares. Coordenado pelo cineasta Torquato Joel, o projeto ViAção Paraíba já percorreu 53 cidades paraibanas desde sua criação em 2006. Durante esse período, despertou o surgimento de realizadores cinematográficos e estimulou a criação de mostras e festivais de cinema em pequenas cidades.


Quem é Adriano Luiz?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Radialista desde abril de 2004. Locutor na Rádio Liberdade FM 94,7 de Caruaru-PE. Facebook, Twitter e Instagram: @adrianoluizloc