sábado, 25 de abril de 2020

CARUARU CENTRALIZA ATENDIMENTOS DE SINTOMAS RESPIRATÓRIOS NA UPA BOA VISTA



A Unidade de Pronto-Atendimento do bairro Boa Vista, em Caruaru, passou, a partir desta quinta-feira (23), a atender apenas pacientes com sintomas respiratórios. Denominada de UPA Respiratória, o espaço será exclusivo para atendimentos de casos suspeitos de Covid-19 e outras síndromes respiratórias.

A UPA Respiratória foi adaptada para receber a nova demanda, como por exemplo: áreas diferentes para o atendimento de pediatria e clínica medica; a sala vermelha passou de três para seis leitos e foram desenhados fluxos para garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais de atendimento direto e indireto.

Por conta da readequação, a unidade recebeu reforço profissional com pneumologista e fisioterapeutas passando a integrar as equipes dos plantões, que contam também com três médicos clínicos e dois pediatras. Todos os profissionais estão trabalhando totalmente equipados com os EPIs necessários.


Com a mudança, o Centro de Saúde da Boa Vista passa a ser chamado temporariamente de Upinha Boa Vista e vai atender pequenas urgências e em horário especial, das 08h às 23h. A unidade foi adaptada para promover o pronto-atendimento aos quadros agudos e crônicos agudizados de baixo risco, operando como mais uma porta de entrada da rede de atenção à saúde do município de Caruaru. Os usuários que necessitarem do atendimento de pequenas urgências, com a garantia de referência, caso sejam necessários, terá encaminhamentos para outras unidades de maior complexidade. O atendimento médico será oferecido com espera proporcional à gravidade dos pacientes. Outras urgências devem ser encaminhadas para as outras UPAS de Caruaru (Vassoural, Salgado e Rendeiras).

A Upinha Boa Vista contará com uma equipe de saúde composta por: médicos, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. A unidade possui recepção, consultórios para atendimento médico, sala de observação, curativos, suturas e medicação, além da farmácia básica, que continuará funcionando com a entrega de medicação.

Considera-se urgência uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata, são exemplos: cólicas renais, cefaléia (dores de cabeça), dores abdominais, diarréia, vômitos, queimaduras leves, febre, hipertensão arterial (pressão alta), hipoglicemia, hiperglicemia, curativos, entre outras. 

A Upinha Boa Vista está situada na Rua Cabo - Jardim Boa Vista, próximo ao Supermercado Bonanza. E a UPA Respiratória funciona na Avenida Caruaru, 943 – Jardim Boa Vista.

Fotos: Jorge Farias

Visualizações

Quem é Adriano Luiz?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Radialista desde abril de 2004. Locutor na Rádio Liberdade FM 94,7 de Caruaru-PE. Facebook, Twitter e Instagram: @adrianoluizloc