domingo, 8 de março de 2020

VIVA DOMINGUINHOS 2020 EM GARANHUNS ABRE O SÃO JOÃO NO NORDESTE


 

Nos dias 30 de abril a 02 de maio, Garanhuns abre oficialmente o São João do Nordeste com o Viva Dominguinhos, evento que, pelo sétimo ano consecutivo, homenageia uma das figuras mais ilustres da cidade, José Domingos de Morais. O evento, desenvolvido pela Prefeitura de Garanhuns, que reúne grandes nomes da música nacional e regional, teve sua programação divulgada durante a manhã desta quinta-feira (05), no Palácio Celso Galvão, sede do Poder Executivo. Além dos shows, que serão realizados nos períodos diurnos e noturnos, o Viva Dominguinhos também traz projetos especiais que visam perpetuar a herança cultural nordestina. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

A Praça Mestre Dominguinhos vai receber o principal polo do evento, o Palco Viva Dominguinhos, com a apresentação de shows noturnos, sempre a partir das 20h. A estrutura do local será semelhante aos anos anteriores, sem camarotes em estruturas elevadas e com praças de alimentação nos dois lados da praça. Durante o dia, na sexta e no sábado, a partir das 10h, o evento também vai trazer toda a riqueza da cultura local com o Palco Canta Dominguinhos, no Espaço Colunata.


Em 2019, aproximadamente 200 mil pessoas passaram pelos polos da festa, gerando um impulsionamento econômico em vários setores da cidade, como nos ramos de hotelaria, gastronomia e comércio. Este ano, o Viva Dominguinhos promete perpetuar ainda mais o legado musical do filho de Garanhuns, trazendo não só uma programação formada por artistas reconhecidos nacionalmente, mas também gerando renda e promovendo empregos temporários para os moradores da cidade. 

Projetos especiais — Além das apresentações em polos musicais, o Viva Dominguinhos também promove ações culturais que buscam perpetuar a história, os costumes e a arte nordestina. Entre os projetos realizados está o Desmistificando a Sanfona, que promove nas instituições municipais de Ensino de Garanhuns, um encontro entre um especialista em sanfona e os alunos. O convidado explana toda o contexto histórico e noções acerca do instrumento. A arte é o principal objeto do projeto Dominguinhos em Quadros, que traz um colorido especial a alguns pontos de Garanhuns, com pinturas feitas por um artista garanhuense, retratando a vida e obra de Dominguinhos.


O Viva Dominguinhos é realizado pelo Governo Municipal por meio da secretarias de Cultura e Turismo, com apoio direto das Secretarias de Educação, Comunicação Social, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos e Infraestrutura. Ainda são parceiros a AMSTT, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e SAMU.


QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.