quinta-feira, 19 de março de 2020

EMPRESAS DE ÔNIBUS DE CARUARU PODEM REDUZIR A FROTA DEVIDO AO CORONAVÍRUS




Por conta dos impactos econômicos e financeiros causados pela pandemia de coronavírus (COVID-19), as empresas de ônibus que integram o Sistema de Transporte Público de Passageiros de Caruaru (STTP) por meio da Associação das Empresas de Transporte de Passageiros de Caruaru ( AETPC) protocolou, nesta quarta-feira (18), um pedido de redução de frota dos ônibus, junto a Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Destra), devido a baixa demanda dos usuários de ônibus. 

O solicitação  faz parte de um conjunto de medidas que busca preservar a operação do setor de transporte público tendo em vista a redução de, aproximadamente, 30% da demanda de passageiros de transporte público em decorrência das medidas de distanciamento social e de flexibilização das atividades laborais, tais como o trabalho à distância (home office) e suspensão das aulas, devido ao avanço do coronavírus (COVID-19) no país. 

Segundo um levantamento preliminar da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que representa o setor, esse quadro pode se agravar gerando um impacto de mais de 50% na queda de passageiros

Na busca de tentar reverter essa condição, a entidade defende a flexibilização temporária da oferta, com readequação da frequência e do número de ônibus. 

De acordo com o diretor institucional da AETPC, Ricardo Henrique, a baixa demanda tem sido expressiva em algumas linhas, que já chega a  60% , o que tem comprometido a manutenção da operação. “É necessário adotarmos medidas emergenciais com objetivo de tentar minimizar  os impactos financeiros na queda do faturamento da operação do transporte público de Caruaru. Temos consciência da responsabilidade social do setor e que devemos seguir todas  as recomendações das autoridades públicas sobre a oferta dos serviços mas, para isso,  precisamos garantir também o equilíbrio financeiro das operações devido as empresas já estarem debilitadas e já enfrentarem uma crise com a queda constante de demanda, correndo o risco de não aguentar”, disse.


Foto: Bruno Henrique

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.