terça-feira, 17 de março de 2020

EM CARUARU, NOVAS MEDIDAS EM COMBATE AO COVID-19 SÃO TOMADAS


A Prefeitura de Caruaru publicou uma Portaria, na noite desta segunda-feira (16), reforçando as medidas adotadas no Decreto apresentado no Diário Oficial do último domingo (15). As novas ações ratificam os pontos defendidos anteriormente pela Prefeitura, com o objetivo de prevenir o avanço do novo coronavírus na cidade. O Poder Municipal reforça que ainda não existem casos confirmados em Caruaru.

Entre as novas medidas defendidas, o Grupo Integrado de Atendimento de Emergências Relacionadas a Desastres Naturais e Correlatos suspende as atividades esportivas na Via Parque e ações do Caruaru em Movimento, assim como atividades culturais realizadas em museus e em parques públicos. 

O Caruaru Por Paixão, previsto para a Semana Santa, também foi suspenso. Outra recomendação da Portaria é a suspensão do funcionamento de cinemas e teatros.


Alguns serviços serão temporariamente paralisados, como a emissão do Cartão do Idoso e de Deficiente. A decisão também inclui serviços de saúde, como o atendimento ambulatorial de odontologia, a coleta de material para citologia e para exames laboratoriais de rotina. 

O atendimento ambulatorial do Ame Animal também está suspenso, sendo realizadas as atividades apenas em situação de emergência. 

De acordo com a Secretário de Saúde e coordenador do Grupo, Francisco Santos, esses cuidados devem ser encarados como ações preventivas de proteção à saúde da população. “Apesar do Covid-19 ainda não ter chegado à cidade, estamos trabalhando para que esse problema, que tem afetado todo o mundo, cause o mínimo de transtorno em nosso município. Todas as precauções tomadas têm o objetivo de garantir a segurança e saúde das pessoas”, explica Francisco.


As medidas também compreendem os servidores públicos municipais. Os servidores com mais de 60 anos devem desempenhem as suas atividades remotamente. Já os demais demais funcionários devem seguir as atividades normalmente, levando em consideração que são imprescindíveis para assegurar a preservação e funcionamento dos serviços considerados essenciais ou estratégicos na cidade. 

Dentro das recomendações sugeridas na Portaria, atenção especial ao transporte público. As empresas serão notificadas pela Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes - Destra, a fim de seguirem as normas do Ministério da Saúde quanto à higienização dos veículos. Os táxis e moto-táxis também passarão por vistorias. Outro ponto destacado nas recomendações refere-se à iniciativa privada, que também poderá liberar os seus colaboradores acima de 60 anos para trabalhar em casa.

Para os abrigos privados de idosos ficou decidido que cada instituição restrinja as visitas. A Portaria pode ser conferida no Diário Oficial do Município, publicado no site da Prefeitura de Caruaru.


Fotos: Jorge Farias

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.