sábado, 14 de março de 2020

CORONAVÍRUS: EMPRESAS DE ÔNIBUS DE CARUARU INTENSIFICAM LIMPEZA NOS VEÍCULOS



A disseminação global do novo coronavírus fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarasse que vivemos uma situação de pandemia, devido ao aumento no número de casos de covid-19 (doença provocada pelo vírus). Apesar de não existir registro de casos confirmados no município de Caruaru, as empresas de ônibus que integram o Sistema de Transporte Publico de Passageiros de Caruaru ( STTP) tem se preocupado com o contágio desses e outros vírus dentro do transporte público. 

De acordo com informações da OMS, o novo coronavírus se espalha principalmente pelo contato com uma pessoa infectada por meio de gotículas respiratórias geradas pela tosse ou espirro, que podem ser inaladas ou contaminar as mãos e as superfícies.


Pensando em como minimizar os impactos dessa contaminação, a Associação das Empresas de Transporte de Passageiros de Caruaru ( AETPC) tem recomendado as empresas a intensificação da limpeza dos veículos e orientação aos passageiros sobre etiqueta da tosse dentro do transporte público  além da higienização correta das mãos e punhos, seguindo todos os protocolos de prevenção contra o coronavírus recomendados pelo Ministério da Saúde tanto internamente quanto na prestação de serviço ao passageiro.

De acordo com o diretor institucional da AETPC, Ricardo Henrique, é preciso adotar todos os cuidados necessários para evitar a propagação e contágio do vírus dentro dos ônibus e tornar o transporte coletivo seguro. “Estamos desenvolvendo uma campanha nas redes sociais com o objetivo de explicar aos usuários de transporte público sobre o que é a covid-19, como se comportar dentro do transporte público (ao tossir ou levar as mãos aos olhos, nariz e boca ) além de esclarecer  boatos sobre a doença. O objetivo é que sejamos mais uma fonte segura de informação“, disse.

VÍRUS NO TRANSPORTE COLETIVO
Uma pesquisa publicada pelo BMC Infectious Diseases mostra que as pessoas que utilizam o transporte público durante uma epidemia de gripe tem seis vezes mais chance de contrair uma infecção respiratória aguda.

Por esse motivo, especialistas orientam que os passageiros lavem as mãos ou utilizem álcool gel após sair de um trem ou ônibus.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.