terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

PRIMEIRA REUNIÃO DO CONSEC DE 2020 É REALIZADA


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública, ao lado de representantes do poder público federal, estadual e demais entidades, realizou, na manhã desta terça-feira (11), a primeira reunião ordinária do ano de 2020 do Comitê Permanente Municipal Juntos Pela Segurança.

Durante a reunião, foram expostos números atualizados do programa Escola Pela Paz, formado por membros da comunidade escolar, como alunos, pais, servidores e membros do Conselho Escolar, com o objetivo de aproximá-los das demandas e das tomadas de decisões que correspondem aos temas de violência escolar, acompanhando o desdobramento de todas as demais ações previstas. “Por meio desses dados, podemos intervir diante do diagnóstico de casos de violência nas escolas. É um modelo de gestão municipal pautado em estabelecer políticas de ações de prevenção à violência e à criminalidade no município de Caruaru, através do Plano Municipal Juntos Pela Segurança, bem como as diretrizes estratégicas do Plano Juntos Pela Educação”, afirmou a secretária de Ordem Pública, Karla Vieira. 


Na oportunidade, o secretário de Educação, Henrique Oliveira, destacou o balanço de 2019 da Plataforma de Acompanhamento e Registros de Violência Escolar (Siprev), instrumento digital de registros de ocorrência e encaminhamento de casos de violência para monitoramento e planejamento de ações estratégicas e políticas públicas de prevenção. “O Siprev nos mostra um resultado muito importante e, por meio dele, obtemos os resultados necessários para conseguir prevenir problemas e os que acontecerem consigam ser remediados”, afirmou Henrique. 

Na ocasião, a Polícia Militar divulgou o balanço de 2019, com a projeção para 2020, mostrando os dados do mês de janeiro com a redução de homicídios e assaltos, além da diminuição dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). Outros pontos destacados pelo comitê foram as palestras de prevenção à violência; controle do perímetro de segurança escolar; mediação de conflitos; controle de acesso escolar; saúde mental e prevenção nas escolas: álcool, drogas e outras compulsões; patrulha escolar; Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd); Núcleo de Medidas Socioeducativas; Maria da Penha vai às Escolas; Eu cuido da Minha Escola; atendimento aos adolescentes usuários dedrogas; arte-educação; Defesa Civil na Escola; atendimento às vítimas de violência; Escola Aberta; Escolinha Esportiva; Caminhada da Paz; Concurso Escola pela Paz; monitoramento e vigilância eletrônica.

Fotos: Arnaldo Félix

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.