terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

PRÉ-CARNAVAL DE CARUARU É MARCADO PELA PAZ ENTRE OS FOLIÕES




A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Ordem Pública (SECOP) e da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (DESTRA), em uma ação conjunta com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, garantiu mais segurança para os foliões que foram curtir a prévia da festa de Momo. No total, foram cinco acessos controlados pela equipe integrada com revista pela PM e recolhimento das garrafas de vidro pela SECOP. 

A segurança para o Carnaval Caruaru Cultural, contou com o apoio, além da PM e Bombeiros, da Polícia Civil, com a unidade de delegacia móvel; com o reforço de bombeiros civis voluntários; e, ainda, da Polícia Rodoviária Federal, que atuou nos acessos à cidade.

"A prevenção à violência e manutenção da ordem é, sim, atribuição de todas as administrações municipais e aqui em Caruaru a prefeita Raquel Lyra leva a questão a sério. A identificação de crianças com pulseiras no domingo, a campanha "Não é Não”, contra a importunação sexual a mulheres, e o próprio videomonitoramento com 20 câmeras instaladas nos sete polos, realizado por nossa guarda municipal, contribuíram para que nossa festa fosse, sem dúvidas, ainda mais segura e referência para nosso estado", destacou a secretária Karla Vieira.


A integração dos órgãos no sucesso da festa deu inicio, por meio das reuniões do Comitê Permanente Municipal Juntos Pela Segurança, que atuam o ano inteiro na cidade. No local da festa foi montado um ponto de apoio integrado, com a presença de todos os órgãos envolvidos. Também estiveram presentes representantes da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru e das Secretarias de Defesa Social e Direitos Humanos (SDSDH), da Saúde (SMS), Ordem Pública (SECOP), Serviços Públicos (SESP), de Políticas para Mulheres (SPM), Obras, a Autarquia de Urbanização e meio Ambiente (URB), Conselho Tutelar e o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (PROCON).

Aproximadamente seis toneladas de lixo foi recolhido, principalmente garrafas de vidro que foram descartadas nos acessos à festa e todo o material apreendido foi destinado para reciclagem. Foram mais de 100 mil pessoas passando por esses acessos. Identificados de colete verde, os fiscais da Ordem Pública atuaram zelando pelo bem-estar de todos, preservando o direito de ir e vir da população, além do ordenamento do comércio de ambulantes.


Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (DESTRA) foi essencial na mobilidade do trânsito nos três dias de festa, principalmente no sábado (15), com o objetivo dos caruaruenses e turistas chegassem na festa com tranquilidade e conforto. Os agentes de trânsito se empenharam na orientação dos motoristas e no fechamento de ruas no entorno da festa.

No evento, foram cadastrados 124 ambulantes pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ), a Vigilância Sanitária realizou 272 inspeções, totalizando aproximadamente 500 profissionais atuando no entorno da festa. “O folião caruaruense entendeu que o nosso carnaval é de paz, que todos se divertiram com bastante responsabilidade e segurança”, complementou a secretária de Ordem Pública, Karla Vieira.


Fotos: Arnaldo Félix/Jorge Farias e Robson Nielson

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.