sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

FESTA DE NOSSA SENHORA DO DESTERRO TERÁ ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL


Quantos eventos públicos promovidos nas cidades do interior de Pernambuco têm voltado os olhos para a acessibilidade e o conforto de pessoas com deficiência? Segundo dados da Fundação Dorina Nowill, do total da população brasileira, 23,9%, que corresponde a 45, 6 milhões de pessoas, declararam possuir algum tipo de deficiência. 

Uma grande fatia dessas pessoas frequenta espaços e eventos públicos culturais e esbarra, em esmagadora maioria, em falta de acessibilidade. A 98° Festa de Nossa Senhora do Desterro de Agrestina, agreste de Pernambuco, que será realizada durante os dias 1 e 2 de fevereiro, está se preparando mais um evento inclusivo, fazendo com que o público alvo tenha uma experiência marcada pelo respeito e pela integração. 
O grande objetivo proposto pelo evento é a empatia. Tornar os participantes com limitações parte integrante do universo do tradicional evento agrestino. A turismóloga e diretora de Turismo de Agrestina, Anayran Santos, explica que mesmo havendo legislação voltada para a acessibilidade e inclusão a aplicação ainda era vista com uma utopia e hoje essas ações conseguem se tornar realidade. _“É uma satisfação muito grande promover responsabilidade social. A gente fica muito feliz com o crescimento do evento. Não é só o número de pessoas que participam da festa, mas a qualidade que ele oferece”, disse. 

O evento contará com um *“Camarote da Acessibilidade”,* composto de cadeiras, banheiro PcD (adaptado para pessoas com deficiência), rampas de locomoção, intérprete de libras e comunicação em libras no telão. 
A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Agrestina (APAE), que é uma organização de referência em cuidados a pessoas com deficiência na região, será parceira do município no chamamento de pessoas para ocupar o Camarote da Acessibilidade. Agrestina, que já possui um trabalho ativo pela inclusão social, agora também dispõe de um veículo com acessibilidade à total disposição do município. 
A 98° Festa de Nossa Senhora do Desterro é o maior evento do calendário festivo de Agrestina. Realizado, neste ano de 2020, pela Secretaria de Cultura e Turismo, Governo do Estado de Pernambuco, Empetur, Governo Federal e Ministério do Turismo (Mtur), o evento conta com um esquema especial que vem atendendo a todos os requisitos de organização, segurança e acessibilidade estabelecidos pelo Mtur. 
 
Camarote da Acessibilidade:

Toda e qualquer pessoa com deficiência ou idoso com mobilidade reduzida poderá participar do Camarote da Acessibilidade. Para se inscrever é só procurar a Secretaria de Cultura e Turismo (centro), das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. Cada participante terá direito a um acompanhante. AS VAGAS SÃO LIMITADAS!

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.