sábado, 23 de novembro de 2019

PLANO MUNICIPAL DA JUVENTUDE CHEGA À PLENÁRIA FINAL EM CARUARU





A Prefeitura de Caruaru, por meio da Coordenação de Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), promoveu nesta sexta-feira (22), a plenária final da construção do I Plano Municipal da Juventude. O encontro aconteceu no Teatro do Shopping Difusora e contou com a participação de estudantes, conselheiros de juventude e jovens de todo o município. A prefeita Raquel Lyra compareceu ao evento que lotou a plateia com 400 pessoas.

O coordenador de juventude de Caruaru, Victor Maia, explicou sobre a importância da construção do I Plano Municipal de Juventude e procedeu com a revisão das propostas da 3ª Conferência Municipal de Juventude e as discussões temáticas. O evento contou ainda com a palestra magna “A Importância das Políticas Públicas Voltadas para as Juventudes”, ministrada pelo representante do Diretório Acadêmico da Faculdade ASCES-UNITA, Ramilton Neto.






Foram 13 plenárias realizadas na cidade e na zona rural que convocaram a participação de cerca de 700 jovens que lançaram propostas em 11 direitos, entre eles educação, saúde, participação social. “Hoje foi para colher todas essas propostas que totalizaram 380, e para sistematizar tudo isso e decidir quais, de fato, vão entrar no plano municipal de juventude”, destacou Victor. “O próximo passo vai ser enviar as propostas para a Câmara de Vereadores para que o plano possa ser votado e se transforme em lei para que se torne uma política de estado. A partir daí, o município tem dez anos para cumprir o que vai estar nesse plano”, completou o coordenador.

“Ainda que não haja a conferência nacional de juventude, tudo o que a gente está discutindo aqui serve, e muito, para a nossa gestão municipal, mesmo que não haja os delegados viajando para Brasília para debater política pública nacional. A gente sabe do que o jovem precisa: educação de qualidade, lazer, cultura, esporte, a oportunidade de poder ser o senhor do seu próprio destino através de uma autonomia intelectual, financeira e política”, enfatizou a prefeita Raquel Lyra.


Fotos: Jorge Farias 

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.