segunda-feira, 25 de novembro de 2019

3° FESTIVAL DE VIOLEIROS IVANILDO VILA NOVA FOI REALIZADO EM CARUARU




A Praça Chico Porto se vestiu de festa mais uma vez em Caruaru para receber a terceira edição do Festival de Violeiros Ivanildo Vila Nova na tarde deste domingo (24). O evento que contou com a participação de diversos repentistas e declamadores de Caruaru e de outras cidades, foi promovido pela Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo (FCTC). A apresentação foi de Hérlon Cavalcanti e a comissão julgadora contou com integrantes da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC).

O festival teve a participarão das duplas: Edmilson Ferreira e Antonio Lisboa; Daniel Olimpio e Edvaldo Zuzu; João Lídio e Luciano Leonel; Severino Feitosa e Zé Carlos do Pajeú; Raimundo Caetano e Raulino Silva, além dos poetas declamadores; Iponax Vila Nova e Jeferson Moisés; e dos poetas emboladores Curió de Bela Rosa, Barra Mansa e Caetano da Ingazeira.






Ivanildo Vila Nova, o poeta que dá nome ao festival, também marcou presença ao evento e falou da importância de se ter reconhecimento em vida. “Eu estou desfrutando ainda daquilo que fiz em vida, então, tudo o que eu cantei, fiz pela profissão e pela cultura popular, estou recebendo em vida, e nada melhor do que receber da cidade que eu nasci, de Caruaru”, enfatizou.

O festival foi criado em 2017 pela gestão da prefeita Raquel Lyra, através da FCTC, e tem o nome de Ivanildo Vila Nova em homenagem a um dos poetas repentistas mais importantes da história da cantoria. “É importante tudo o que é feito e trazido para que permaneça viva a cultura nordestina, a cultura caruaruense, brasileira. Os cantadores são o que existe de mais autêntico, de mais real da nossa cultura porque não precisa de nada, só da voz e da viola contando o dia a dia do nordestino. Eles são os exemplos vivos da cultura popular nordestina”, destacou o presidente da FCTC, Rubens Júnior.


Fotos: Jorge Farias

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.