sábado, 19 de outubro de 2019

QUALIFICA CARUARU FORMA MAIS DE 600 ALUNOS EM OFICINAS




O Programa Qualifica Caruaru formou nesta sexta-feira (19) mais 639 alunos de 14 oficinas de qualificação profissional em diversas especialidades. Os concluintes receberam os certificados durante cerimônia realizada no Centro de Convenções de Caruaru – SENAC, após terem participado dos cursos oferecidos pela Prefeitura de Caruaru, através das secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), Políticas para Mulheres (SPM) e Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural (SUDER). Desde a criação do programa, em 2018, até a formatura de hoje, são 1.378 alunos formados.

As formações possibilitaram o empreendedorismo de pessoas que aguardavam uma oportunidade de aprender ou aprimorar algum conhecimento, como no caso de Marinalda Ramos dos Santos, do Bairro Centenário, que estava sem trabalho e a partir dos cursos do Qualifica começou a ganhar o próprio dinheiro. A aluna, que passou também pela oficina de cake design, conseguiu ampliar o comércio de quentinhas, oferecendo as sobremesas. “Muita coisa mudou na minha vida. Posso dizer agora que sou uma mulher realizada, ganhando mais do que o que eu ganhava fora. Hoje, além de vender minhas quentinhas, vendo os bolos que eu aprendi a fazer no Qualifica”, destacou.




“Empoderar é permitir que as pessoas tenham a oportunidade de trilhar o seu próprio caminho, de construir independência, autonomia”, foi o que destacou a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, em seu discurso, onde pontuou a preocupação da gestão com as mulheres que são mães, oferecendo estrutura de recreação para as crianças durante as formações. “Nós temos um enorme prazer, alegria, missão de poder ser instrumento dessa mudança na vida de vocês”, concluiu a prefeita numa fala direcionada aos formandos.






Além da entrega dos certificados, o evento teve um momento cultural com a apresentação de um esquete teatral da SPM sobre o Outubro Rosa, do balé do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Coral “Cantando a Vida”, da SDSDH. O encerramento foi com uma palestra do cake design Gilson Abreu.

As aulas dos cursos aconteceram em diversos locais das zonas urbana e rural do município, entre eles, o Loteamento Fernando Lyra, os bairros do Vassoural, Centenário, Maria Auxiliadora, José Carlos de Oliveira, Cidade Jardim e as vilas de Itaúna, Xicuru, Pau Santo e Malhada de Pedra. Os concluintes se formaram em produção de carteira artesanal, design de sobrancelha, automaquiagem, boas práticas na manipulação de alimentos, oficina de introdução ao estudo das orquídeas, aula-show com o cake designer Gilson Abreu, bolos e tortas, doces finos, doces tradicionais e Infantis e aperfeiçoamento em manicure.


Fotos: Arnaldo Félix 

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.