quarta-feira, 30 de outubro de 2019

ESTUDANTE DE CARUARU É FINALISTA DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA




O estudante Jairo Bezerra, matriculado no 8° Ano da Escola em Tempo Integral Álvaro Lins, é finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) 2019. A colocação dele é inédita na história de Caruaru. Com a crônica “Escola fábrica, fábrica escola”, o garoto de apenas 14 anos, orientado pelo professor Walber Barreto, teve o texto selecionado e representará Caruaru na grande final, que acontecerá no dia 9 de dezembro em São Paulo.

           Ao todo foram selecionados 38 estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e seus professores, de todas as regiões do país, que concorreram com mais de 171 mil alunos inscritos de 42.086 escolas, em 4.876 municípios e com 85.908 professores participantes. Em Pernambuco, apenas duas crônicas foram selecionadas e o caruaruense teve destaque desde o início de processo. “Me sinto muito feliz com o resultado e já estou me preparando para a final. Quero deixar registrado que tudo isso só foi possível graças à minha escola e também às aulas de Língua Portuguesa do professor Walber, que são sempre muito dinâmicas e produtivas”, reconheceu o aluno.  




De acordo com o professor Walber Barreto, o tema proposto pela OLP “O lugar onde vivo”, abriu um leque de oportunidades a serem trabalhadas em sala de aula e também para que os estudantes pudessem desempenhar o seu papel, estreitando os vínculos com a escola e com a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania. “A partir das oficinas propostas pela olimpíada, comecei a auxiliar no desenvolvimento das habilidades do meus alunos no tocante aquele tipo de gênero textual, despertando o prazer pela escrita e fui percebendo que a criticidade desses jovens germinou em talentos que têm o dom da palavra, como é o caso de novo cronista Jairo Bezerra. É um momento histórico das letras na educação pública do país, e ter um aluno nosso nesse processo é muito gratificante”, afirmou.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso bienal que tem como objetivo apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do Programa Escrevendo o Futuro, os professores realizam oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A Iniciativa é do Ministério da Educação e do Itaú Social.


Créditos: Arnaldo Félix

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.