sexta-feira, 25 de outubro de 2019

CARUARU PROMOVE CURSO APLICADO SOBRE GESTÃO DE CUSTOS EM SAÚDE




A Secretaria de Saúde de Caruaru recebeu, na última semana, um curso inédito de três dias voltado para Gestão de Custos em Saúde. Participaram do evento os gerentes das unidades de saúde e os profissionais ligados à executiva de Planejamento e Gestão da secretaria. O curso foi ministrado por representantes do Ministério da Saúde e teve como objetivo apresentar o “Apura SUS”, um programa de controle e análise de custos.

       A iniciativa do treinamento é uma estratégia do Ministério da Saúde (MS), por meio do Departamento de Economia de Saúde (Desid), para auxiliar as unidades de saúde a controlar e gerenciar melhor o seu custo por meio de um sistema gratuito para controle e visualização da unidade. Com o sistema, será possível saber quanto custou aos cofres públicos cada serviço oferecido ao usuário, como a consulta médica, os exames, a internação e a medicação aplicada ao paciente. 




       A decisão de trazer este curso para Caruaru partiu do Secretário Municipal de Saúde, Francisco Santos, com a ideia de dar transparência aos gastos públicos. “Quem sabe futuramente possamos prestar contas em tempo real ao cidadão daquilo que foi utilizado em seu atendimento, fruto dos recursos provenientes dos seus impostos. O caminho que desejamos é este: qualificar nossas unidades a prestar o melhor atendimento de maneira transparente sendo eficientes e eficazes”, destacou o secretário. Ainda segundo ele, a ideia é que toda unidade de saúde do município tenha um quadro mostrando todos estes dados e valores.

       O curso foi ministrado pelos facilitadores do Ministério da Saúde André Felipe de Alcântara e Luciene Maria Leite. Durante o curso foram debatidos assuntos sobre a economia da Saúde e a importância de apurar custos, o Programa Nacional de Gestão de Custos, noções de contabilidade de custos - padronização de terminologia e conceitos e o treinamento no sistema APURA SUS. O programa auxilia na tomada de decisão para melhor aplicação dos recursos da saúde. Trata-se de um sistema web, de livre acesso, tendo como grande diferencial a capacidade de permitir a sua personalização, de forma a se adaptar às características das unidades de saúde de diferentes perfis em termos de tamanho, estrutura e serviços produzidos na atenção e cuidado à saúde.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.