quarta-feira, 30 de outubro de 2019

9° ENCONTRO DOS IGUAIS SERÁ REALIZADO EM CARUARU




Nos dias 08 e 09 de novembro, na estação ferroviária de Caruaru, coração da cidade, será realizado o 9° Encontro dos Iguais 2019.

O evento multicultural que antes ocorria no Bairro São Francisco, na conhecida Rua Preta, toma novas proporções e com uma importante parceria com a Prefeitura Municipal de Caruaru, o idealizador e produtor Cultural, Kintura, traz o evento para o coraçāo da cidade.

Este ano o movimento irá homenagear Paulo André (idealizador do Festival Abril pro Rock), Tia Guida (referência da gastronomia popular de Caruaru), José Ioni dos Santos (idealizador da Orquestra Alternativa de Caruaru).

O movimento dos Iguais nasceu com um princípio de igualdade entre seres, que por colocarem uma “peruca” se tornam semelhantes; daí vem o movimento. Kintura, representante comercial, iniciou essa história, fotografando seu tio Heleno Farrista de peruca e hoje são mais de 10 mil fotografados entre homens e mulheres.

O projeto foi intitulado no princípio como “Os Iguais da Rua Preta”, justamente por nascer no bairro São Francisco, na famoso “Rua Preta”; sendo posteriormente chamado apenas de “Os Iguais”. 

“Não tive o interesse de manifestar outra coisa a não ser igualdade, todos nós nascemos iguais e morremos iguais. A nossa passagem na terra é para celebrarmos a alegria de sermos iguais!” – expressa Kintura.

A produçāo cultural do evento contou com a colaboraçāo de Júnior Dantas. Assinam a identidade visual do evento Anderson do Pife, César Pinheiro e Ana Carolina Carvalho.

PROGRAMAÇÃO

08/11 - Sexta-feira

9h às 12h – Ação Social (Serviços básicos de saúde)

15h às 17h – Participação da banda fanfarra do Colégio Municipal Álvaro Lins (Bamuca); Visitação de estudantes da rede municipal de ensino aos espaços do encontro; reabertura da Casa do Pife com programação festiva em suas novas instalações junto às Casas de Cultura do Boi Tira Teima, Casa do Cordel e o Centro de Prática e Pesquisa N'golo de Capoeira Angola, localizados no prédio da Antiga Estação Ferroviária; palestra sobre igualdade ministrada por Kintura dos Iguais.

19h às 20h - Espaço “humorista Lamartine Duarte”, com o humor do personagem Coroné Cornélio, Carmosina , Cleiton César, Nelson Lima, Nery Silva e Cia do Bom Humor.

19h30 às 20h - Apresentação da quadrilha junina “Molecodrilha”; apresentação cultural do Boi Tira Teima; Anderson do Pife, abrindo oficialmente o 9° Encontro dos Iguais 2019.

20h às 1h - Shows com artistas locais, Henny Junior e banda Sou do Brasil, o sambista Fabiano Castro (o melhor da galáxia), Pablo Jones, encerrando as apresentações da noite.

09/11 - Sábado

14h às 16h - Palestra com Paulo André do Festival Abril pro Rock, um dos homenageados do evento, contando a trajetória da música pernambucana do Mangue Beat e Chico Scince, sua importância para a música brasileira; participação de artistas da cena alternativa de Caruaru e região (Ivan Márcio e Projeto Tamarineira de Camocim de São Félix-PE), com músicas ao vivo do disco “Da Lama ao Caos”. 
16h às 18h – Apresentação do circo maluco do Edu Furiba e Zé Lizão, com brincadeiras para adultos e crianças; apresentação do grupo de capoeira N'golo.

18h às 19h - Espaço literário poeta Nelson Lima com declamação de poesias, repentistas e a feira cultural Festival Balaiô (com o apoio da Secretaria de Políticas para Mulheres); lançamento do livro “O mapa da rima – Poetas de cordel em Pernambuco” de Shirley Izabela e Eulina Fraga; lançamento do 3° CD do Astúcia Skateboard.
19h às 0h - Shows com artistas locais, Leninho Filho de Bonito (apresentando o lançamento do seu DVD)  e encerramento do evento com show de Raphael Moura.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.