terça-feira, 3 de setembro de 2019

PREFEITURA DE CARUARU E IPA INICIAM PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS





Foi dado início nesta terça-feira (03) ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Caruaru. A iniciativa, que tem o orçamento composto por recursos do Ministério da Cidadania, está sendo realizada no município pelo Governo do Estado, através do IPA, em parceria com a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH). Serão investidos R$ 88 mil no total para beneficiar 24 agricultores familiares com a compra da produção agrícola que será destinada à instituições e projetos socioassistenciais. Cada agricultor poderá vender até R$ 6.800 mil em produção, de acordo com a tabela da Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB.

“Hoje, nós realmente ficamos muito felizes com o início do programa. As entregas normalmente acontecem nas terças-feiras pela manhã. A nutricionista responsável passará as demandas, tanto das nossas unidades de acolhimento, como das outras instituições, e os agricultores terão até a segunda-feira para providenciar os alimentos, fazerem a colheita, para que nas terças, entre 08h e 10h da manhã, eles possam entregar aqui no Centro de Produção de Alimentos e a nossa equipe possa fazer a separação e reenviar para as entidades beneficiadas”, explicou a secretária da SDSDH, Perpétua Dantas.






Quatro entidades cadastradas serão contempladas: Centro de Recuperação Rosa de Saron, COMVIVA, Centro Social São José do Monte, Casa dos Pobres São Francisco de Assis, além das Casas de Acolhimento Institucional da SDSDH. Todas as instituições receberão gratuitamente os seguintes itens para a alimentação dos beneficiados: abacaxi, abóbora, abobrinha, acerola, alface, banana prata, banana comprida, abacate, batata doce, beterraba, cajá, cebolinha, coentro, couve, goiaba, jaca, limão, manga, maracujá, melancia, milho verde em espiga, pepino, pimentão, pinha, quiabo, maxixe, mandioca e umbu. A primeira entrega aconteceu nesta terça-feira, durante o lançamento do programa.

“É muito importante que a gente incentive a agricultura familiar porque ela é quem fornece para o Brasil os alimentos básicos. Cerca de 80% deles são produzidos pelos agricultores familiares, enquanto os grandes agricultores produzem mais os alimentos para exportação. Então essa parceria da prefeitura com o estado, através do IPA, é muito importante porque eles são beneficiados e as instituições também com alimentos de qualidade nutricional”, destacou o agrônomo do IPA, Fábio César.


Fotos: Janaína Pepeu 

Quem é Adriano Luiz?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Radialista desde abril de 2004. Locutor na Rádio Liberdade FM 94,7 de Caruaru-PE. Facebook, Twitter e Instagram: @adrianoluizloc