sábado, 28 de setembro de 2019

I SEMANA MUNICIPAL DE FORMAÇÃO EM ARTES E CULTURA CHEGA AO FIM





A I Semana Municipal de Formação em Artes e Cultura de Caruaru foi finalizada nesta sexta-feira (27). A iniciativa realizada pela Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo (FCTC), contou com a participação de aproximadamente 200  pessoas durante os dias 23 e 27 de setembro. De forma gratuita, as capacitações englobaram desde a elaboração de projetos culturais até um curso técnico em áudio de mesas de som digitais, levando aos caruaruenses e pessoas de municípios vizinhos uma oportunidade de ampliar as possibilidades no mercado de trabalho.

Uma das formações foi sobre a produção audiovisual. “Falamos sobre como conseguir criar boas ideias, levar para a porta de uma produtora e passá-las para frente”, disse o roteirista e cineasta caruaruense Éder Deó, que mediou esta capacitação. Na quinta-feira (26), o músico e professor universitário Silvério Pessoa falou sobre Empreendedorismo Cultural Popular em uma palestra no Auditório da Secretaria de Políticas para Mulheres. “Um evento que contextualiza Caruaru com uma preocupação com a cultura popular; com o empreendedorismo, que hoje é a forma criativa de fazer negócios, para que a cultura do povo tenha sustentabilidade. Fico grato por ter feito parte disso”, relatou Silvério.






Para a coordenadora de projetos da FCTC e idealizadora da semana de formação, Jô Barbosa, a Fundação de Cultura não pode se basear apenas em eventos de entretenimento. “Foi com essa provocação que a gente pensou nessa semana de formação, promovendo rodas de diálogos, oficinas e palestras com diversos profissionais, inclusive da própria FCTC”, disse.

No fim da tarde da sexta-feira, os certificados foram entregues aos participantes com a presença do presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Rubens Júnior.  Aqueles que não puderam comparecer à ocasião podem buscar o documento no Museu do Barro, a partir da próxima segunda-feira (30), das 8h às 13h.


Fotos: Jorge Farias

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.