terça-feira, 24 de setembro de 2019

AGRESTINA SE PREPARA PARA REALIZAR TRADICIONAIS FESTAS DE SANTOS PADROEIROS





Foi realizada na manhã desta terça-feira (24) uma reunião de planejamento para execução das tradicionais festas de santos padroeiros no município de Agrestina, que serão serão realizadas de outubro a dezembro de 2019 na cidade e comunidades rurais. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Agrestina.

Estiveram presentes na reunião, o vice-prefeito do município, Zito da Barra, o secretário de Governo, Josué Mendes, os vereadores, Sonaldo Serafim e Severino Romão, representando as suas comunidades, Polícia Militar,  Guarda Civil Municipal, todos os presidentes das festas comunitárias e demais interessados na execução do evento.

O encontro teve como objetivo planejar, organizar e acertar detalhes acerca da estrutura e segurança do evento, contribuindo, dessa forma com o sucesso das celebrações nas respectivas vilas e comunidades. De acordo com a secretaria de Cultura e Turismo, anfitriã do encontro e apoiadora do evento, “já está quase tudo pronto” para sua realização.




O apoio da Prefeitura de Agrestina se dará por meio da contratação de atrações artísticas para a parte profana do evento, além de divulgação jornalística e publicitária, e estrutura de evento, como palcos; camarins; banheiros; som; iluminação; geradores; disciplinadores e estacionamento.

O evento também contará com outros serviços de segurança como a atuação da Guarda Civil Municipal, guardadores de veículos, disponibilização de ambulância e técnicos da Secretaria de Saúde, trabalho de limpeza na estradas de acesso à zona rural pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento e iluminação dos espaços, realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo e Celpe.

As festas de santos padroeiros vão muito além do item religiosidade, são manifestações populares que remontam à história e origem de seu povo, devendo, portanto, ter sua tradição preservada. O evento é uma realização dos presidentes das vilas e comunidades com o apoio da Prefeitura de Agrestina, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

Confira o calendário festivo:

Festa de Nossa Senhora Aparecida no sítio Cruz de Água Branca
Data: 9 a 12 de outubro

Festa de Santa Tereza na Vila de Santa Tereza
Data: 18 a 19 de outubro

Festa de Nossa Senhora das Graças no Loteamento Ipiranga
Data: 27 de novembro

Festa de São Francisco Xavier na Vila Cruz de Água Branca
Data: 30 de novembro

Festa de Nossa Senhora da Conceição na Vila Barra do Chata
Data: 4 a 7 de dezembro

Festa de Santa Luzia na Vila Barra do Jardim
Data: 13 e 14 de dezembro

Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Seu Virgílio - (apenas a parte religiosa)
Data: 21 de novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário