sexta-feira, 5 de julho de 2019

PREFEITURA DE CARUARU AMPLIA CONVÊNIO DO PATRONATO PENITENCIÁRIO





Foi numa cerimônia sem muito protocolo, seguida de um café da manhã junino com trio de forró pé de serra, que nesta sexta-feira (05) foi assinado, o termo de aditamento do convênio da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), com o Patronato Penitenciário de Pernambuco, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado. O documento possibilitará a ampliação do programa no município para dezembro de 2020 (o prazo venceria em outubro de 2019) e o aumento do número de pessoas atendidas.

A princípio, o convênio atenderia 100 pessoas, com o aditamento, será possível beneficiar mais 50, totalizando 150 pessoas atendidas no primeiro e no segundo convênio, entre homens e mulheres egressos do sistema prisional. O objetivo central do trabalho é garantir a ressocialização e renda para os reeducandos que não têm oportunidades de emprego e gerar experiência profissional. O documento de aditamento foi assinado pelo vice-prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, e os secretários municipais da SDSDH, Perpétua Dantas, e o de Administração, Henrique Oliveira, e pelo superintendente do Patronato Penitenciário de Pernambuco, Josafá Reis.




“Essa ampliação é a resposta da gestão da prefeita Raquel Lyra, que propõe inclusão social, desenvolvimento da cidadania e das aptidões e habilidades, e, principalmente a inserção dessas pessoas no mundo do trabalho”, ressaltou a secretária da SDSDH, Perpétua Dantas. “Quem vem do sistema prisional, vem com uma ‘etiqueta’ muito cruel, que é o estigma, o preconceito, e aí, enquanto poder público, estamos rompendo e vencendo esse preconceito, e mostrando a toda sociedade que ninguém é maior que seu erro”, complementou Perpétua.

“O trabalho de vocês, junto com o trabalho da prefeitura, é essencial para que a cidade receba elogios como vem recebendo, também através de prêmios, como por exemplo, pela questão ambiental com a manutenção do Rio Ipojuca que vocês nos ajudam, colaborando bastante para que seja realidade”, afirmou o vice-prefeito Rodrigo Pinheiro ao dirigir a fala aos beneficiados do convênio presentes no evento. O superintendente do Patronato Penitenciário de Pernambuco, Josafá Reis, também esteve presente. Na oportunidade ele falou sobre o sucesso do convênio em Caruaru. “Para nós, é o resultado do sucesso desse programa. Vai ser o maior convênio que o patronato já assinou. Ganha a sociedade de Caruaru, o reeducando com o resgate da cidadania e a prefeitura com a integração dessas pessoas à sociedade”, citou Josafá.


Fotos: Janaína Pepeu 


QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.