quarta-feira, 31 de julho de 2019

HOSPITAL MANOEL AFONSO É REQUALIFICADO E VAI RECEBER SERVIÇOS DE CARDIOLOGIA





A Secretaria de Saúde de Caruaru reuniu a imprensa do município, nesta quarta-feira (31), para apresentar a ampliação e requalificação do Hospital Municipal Manoel Afonso (HMMA). A unidade de média complexidade também passa a abrigar o setor de cardiologia do município que será totalmente transferido do atual prédio, no bairro Maurício de Nassau, para as dependências do hospital localizado no bairro Maria Auxiliadora.

A gestão da prefeita Raquel Lyra está fazendo um investimento de R$ 2 milhões e 300 mil no único hospital próprio da rede. O HMMA sai de 32 para 53 leitos disponíveis para receber os pacientes de média complexidade pediátrica, clínica médica, psiquiátrica e cardiológica.

Com a ampliação e reforma, a unidade passa a oferecer três leitos totalmente equipados na sala vermelha, laboratório 24 horas, serviço de raio-x e cirurgias eletivas. Além disso, o hospital passa a ofertar 21 leitos de retaguarda para 32 cidades de Pernambuco.  Também foram contratados seis médicos especialistas (vascular, cirurgião geral, cardiologista, urologista, pneumologista e endocrinologista) para darem parecer aos pacientes internos.




Transferência do setor de cardiologia – Após várias visitas e reuniões junto ao Conselho Municipal de Saúde foram detectados diversos problemas estruturais e de acessibilidade no prédio que abriga o Hospital do Coração de Caruaru. Infiltrações, madeiramento do telhado danificado, redes elétricas e hidráulicas comprometidas, entre outros. 

Com a transferência, os pacientes e trabalhadores da saúde vão poder encontrar uma ala exclusiva para cardiologia, na antiga entrutura do HCC haviam 11 leitos, sendo ampliado para 15 leitos, enfermarias climatizadas, banheiros com acessibilidade, canalização de gases medicinais, ventiladores pulmonares para estabilização, cardioverssores, marca passo externo, eletrocardiógrafo, dosagens de enzimas cardíacas, trombolítico de alto custo, entre outros. A questão da humanização do atendimento também foi pensada de forma mais ampla e foi criado um espaço de convivência para os pacientes e acompanhantes com estrutura de jardinagem, sofás, televisão e mesa para atividades, buscando aliviar a tensão de um internamento. 

O setor cardiológico vai contar com oito cardiologistas (7 plantonistas e 1 evolucionista), enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, farmacêuticos e técnicos de enfermagem.

Com a ampliação dos serviços do Hospital Municipal Manoel Afonso, a Secretaria de Saúde de Caruaru vai garantir uma capacidade maior de resolutividade em seus atendimentos.

A entrega oficial do novo hospital está prevista para o dia 16 de agosto.


Fotos: Adriano Luiz 

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.