quarta-feira, 15 de maio de 2019

SÍTIO SAGUIM EM CARUARU É O 1° BENEFICIADO COM O ODONTOMÓVEL



Dentro das comemorações do aniversário de Caruaru, os moradores do Sítio Saguim, localizado no terceiro distrito, receberam dois grandes presentes nesta terça-feira (14): a requalificação do ponto de apoio da Unidade de Saúde da Família e a entrega da unidade móvel odontológica.

A Unidade Móvel Odontológica, também chamada de odontomóvel, é um equipamento que vai beneficiar a população de áreas com difícil acesso, pessoas em situação de rua e alunos da rede municipal das áreas urbana e rural.

“Esta unidade serve como componente muito importante para que a saúde bucal de Caruaru consiga chegar em todos os locais, áreas de difícil acesso ou que ainda não tenha uma equipe odontológica fixa. Queremos levar o acesso e cuidar do sorriso de todos”, disse o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos.

Com o novo equipamento espera-se realizar cerca de 250 atendimentos por mês e ampliar o acesso para a realização de procedimentos clínicos, como: atividades de prevenção da cárie, tratamento restaurador, limpeza de tártaro, extração dentária, entre outros.

“É uma alegria enorme poder estar aqui hoje, no terceiro distrito da nossa zona rural, entregando a reforma da unidade de saúde, que estava extremamente precária, numa situação degradável como em vários prédios que encontramos quando assumimos a Prefeitura de Caruaru. E também a entrega da unidade móvel odontológica, que é um compromisso nosso, que é para onde não tiver equipe de saúde bucal, o odontomóvel vai chegar e atender a população. Esta unidade custou R$ 240 mil e vai atender 500 pessoas por mês. Vamos deixar toda Caruaru com um sorriso bem cuidado”, explanou a prefeita Raquel Lyra.

O odontomóvel também fará parceira com o programa Aprender com Saúde e vai beneficiar os estudantes da rede municipal de ensino. “As crianças que estudam nas escolas de difícil acesso, que são distantes das unidades de saúde, serão atendidas, através do programa Aprender com Saúde, com a unidade móvel odontológica. Elas passam por uma triagem e tem direito a todos os serviços de saúde bucal oferecido pelo odontomóvel”, explicou a coordenadora do Programa Aprender com Saúde, Michelly Pereira.

Já a requalificação da unidade do Sítio Sanguim, que é ponto de apoio da USF de Serra Velha, vai beneficiar os cerca de 700 moradores da comunidade. Os pacientes poderão receber todo atendimento médico e de enfermagem, vacinação, orientação, entre outros.


Fotos: Divulgação 


QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.