Tem início nesta segunda (20) até a sexta-feira (24), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realiza a Semana do MEI em todo o território nacional. No Agreste Central e Setentrional, as ações do Sebrae/PE serão realizadas em Caruaru e mais oito municípios, levando capacitação em palestras e oficinas para microempreendedores individuais (MEI) e para pessoas que desejam abrir um negócio próprio. O evento é totalmente gratuito, com vagas limitadas por atividade e capacidade dos locais de realização. As inscrições podem ser feitas pela loja online da instituição:loja.pe.sebrae.com.br, com vagas reservadas até 15 minutos antes do início de cada palestra, sendo abertas à fila de espera presencial em seguida.
Anualmente realizado pelo Sebrae/PE, o evento tem como objetivo capacitar os MEI, tornando-os mais profissionais e preparados para crescer em um mercado cada dia mais competitivo. Serão abordados assuntos que vão desde a orientação para acesso à crédito, questões de inovação e uso de ferramentas digitais, até outros relacionados ao comportamento empreendedor. Entre os temas das atividades estão: “Orientação para acesso à crédito “, “WhatsApp Business”, “como anunciar no Facebook e no Instagram”, “Como Agir de Maneira Empreendedora”, entre outros.
Descentralizada, a Semana do MEI acontece em mais de 50 pontos em todo o estado. No Agreste Central e Setentrional os municípios que terão atividades são Caruaru, Bezerros, Gravatá, Sairé, Surubim, Altinho, Cumaru, Cupira e Santa Cruz do Capibaribe. De acordo com levantamento do Sebrae/PE, Pernambuco conta com mais de 260 mil microempreendedores individuais formalizados até o final de abril deste ano. Em Caruaru, das cerca de 29 mil empresas formalizadas, 14 mil são MEI. O objetivo da Semana do MEI é levar formação a esses empreendedores para que eles possam conduzir seus negócios na trilha do sucesso. Por isso, o Sebrae montou uma vasta programação para atendê-los em diversos pontos em todo o estado, nas áreas de finanças, mercado e planejamento de negócios. Para participar das capacitações e atendimentos, o MEI precisa apenas se inscrever, gratuitamente, pela loja online do Sebrae ou minutos antes do início de qualquer atividade disposta na programação.