sexta-feira, 10 de maio de 2019

80 CARUARUENSES SE FORMAM EM CURSOS DO QUALIFICA CARUARU

 

A tarde desta quinta-feira (09) foi de celebração para as 80 formandas do programa “Qualifica Caruaru”, que receberam os certificados de conclusão dos minicursos de Agricultura Familiar com base em Agroecologia, Manutenção e Mecânica de Motocicletas, e Manutenção e Mecânica de Máquina de Costura. As oficinas foram promovidas pela Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), que possibilitou a ação por meio do projeto “Mulher que Faz”.

Além dos certificados, as formandas receberam kits de iniciação profissional correspondentes aos cursos concluídos. Quem se formou em Agricultura Familiar, recebeu um kit com regador, enxada, sementes de hortaliças e um conjunto de ferramentas para horta. Já os kits das alunas de Mecânica e Manutenção de Moto continham ferramentas como chaves combinadas, chaves “L” hexagonal, biela, alicate, chave de fenda, etc. As formandas em Mecânica e Manutenção Máquina de Costura receberam kits com chaves ajustáveis, alicates, martelo, chaves combinadas, entre outras.

“A gente rompe com a lógica de que as mulheres devem atuar apenas como cuidadoras da família, e que as profissões ditas femininas são voltadas somente para o cuidado”, ressaltou a prefeita Raquel Lyra, que também falou do momento econômico atual. “A gente não vive um momento fácil nem na política, nem na economia, mas temos que nos voltar para o que a gente tem aqui na nossa cidade e criarmos nós mesmos as oportunidades que certamente virão pela frente com o que a gente pode construir de verdade em Caruaru”, destacou a prefeita.

Os cursos foram realizados nas comunidades Hare Krishna de Serra dos Cavalos, Sítio Carneirinho, Vila Canaã e nos bairros José Antônio Liberato e Petrópolis. As aulas foram ministradas de forma prática e teórica no período de dois meses e meio para cada um dos cursos, com seis turmas formadas. As alunas passaram também por estágio prático nas áreas escolhidas. A cerimônia de encerramento dos cursos aconteceu no auditório do SENAC Caruaru e contou com a apresentação cultural dos membros da comunidade Hare Krishna de Caruaru e do grupo musical feminino “As Fulô”.

“É uma satisfação saber que as alunas da turma de mecânica de máquina de costura da Vila Canaã já estão trabalhando, que elas já estão vivenciando a experiência de consertar as máquinas de outras mulheres que estavam precisando e já começam a cobrar pelo seu trabalho e empreender”, destacou a secretária da SPM, Juliana Gouveia. “Não é só aprender. É aprender e empreender. O avanço que a Prefeitura de Caruaru faz é o de romper essa lógica machista e patriarcal e colocar a mulher no lugar que ela quiser”, complementou a secretária. 


Fotos: Janaina Pepeu 


QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.