terça-feira, 16 de abril de 2019

SECRETARIA DE SAÚDE DE CARUARU RECEBE VISITA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE


O secretário executivo de Atenção Especializada, Breno Feitosa, recebeu, nesta segunda-feira (15), a visita técnica da representante do Ministério da Saúde, Dianne Barbosa Soares. Na ocasião, ela visitou as obras da nova maternidade de Caruaru, que funcionará no bairro Luiz Gonzada, e analisou e aprovou a habilitação de novos serviços voltados ao Centro de Parto Normal (CPN) da Casa de Saúde Bom Jesus, que compõe a Rede Cegonha.

O Centro de Parto Normal (CPN) brotou com a necessidade de humanização e da melhoria da assistência à gravidez, ao parto e ao puerpério e, consequentemente, da diminuição dos óbitos por causas evitáveis. O CPN funcionará com a presença e supervisão de enfermeiros obstetras, que tem respaldo legal para realização do atendimento à parturiente e a emissão de laudo de enfermagem para autorização de internação hospitalar, além de outras atribuições e condutas valorizadas pelas mulheres que relatam satisfação com as explicações fornecidas, as orientações, a receptividade, o acolhimento, o respeito, a paciência, o carinho e a presença do profissional durante todo o processo.

O CPN constitui a estratégia da Rede Cegonha que, no componente parto e nascimento, incluiu as boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento, sendo baseada nos princípios de humanização da assistência, fortalecendo a garantia do atendimento de qualidade às mulheres, desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê. Serão atendidas as gestantes de risco habitual e, nos casos que forem necessários, será realizada a transferência para hospitais de referência.  

“Mais uma vez o município de Caruaru é contemplado com verbas e ações que têm como principal objetivo a qualidade na assistência de nossa população. A CPN da Casa de Saúde Bom Jesus, por exemplo, será contemplada com recursos federais”, comemorou Breno Feitoza.


Foto: Divulgação 


QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.