O Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco - SAEPE 2018, avaliou alunos das redes estaduais e municipais de todas as regiões do estado. Entre as escolas das redes municipais, o bom exemplo na educação pública vem de uma cidade de pequeno porte, Panelas, localizada na região agreste.
Nas séries iniciais o município que era o décimo colocado no ranking do estado em 2017, com 6,2 pontos, saltou para o primeiro lugar em 2018, alcançando a pontuação 7,1. Nas séries finais, Panelas que já era a primeira colocada na avaliação anterior, com 6,3 pontos, melhorou seus indicadores e se consolidou, pelo segundo ano consecutivo, como a melhor educação de Pernambuco, atingindo 6,6 pontos.
O município de aproximadamente 26 mil habitantes ficou a frente de cidades como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Gravatá, Garanhuns e Caruaru. Para a Prefeita Joelma Campos, este resultado reforça o compromisso da gestão com uma educação pública de qualidade. "Sermos reconhecidos como a melhor educação do estado só nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Essa é mais uma demonstração de que um município de pequeno porte pode sim ter uma educação de referência", destacou.
O SAEPE produz informações sobre o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais, além de ser uma ferramenta de monitoramento para a gestão escolar. Cerca de 376 mil estudantes do 3° ano do Ensino Médio e dos 2°s, 5°s e 9°s ano do Ensino Fundamental de escolas ligadas às redes estaduais e municipais de todas as regiões do estado, participaram da avaliação.
Foto: Edgar Fenicks