O Hospital Regional do Agreste (HRA), além de referência no atendimento de trauma, também é destaque para estudantes que realizam estágio em diversos cursos, como enfermagem, farmácia,fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social, e os cursos técnicos de radiologia, enfermagem,imobilização ortopédica e instrumentação cirúrgica.
Ampliando as áreas de atuação, desde março o HRA passou a disponibilizar estágio na área debiomedicina, através da Agência Transfusional. São 24 estudantes que aprenderão na prática osassuntos da sala de aula. Para Helen Alves, aluna do 8º período de Biomedicina, é uma experiência grandiosa e valorosa para a formação. “No HRA, encontrei excelentes profissionais e que me ajudaram bastante. Aprendi que a Agência Transfusional envolve muito mais que técnica e trabalho, pois estamos lidando com vidas. E quando fazemos o nosso trabalho com carinho, aprendemos muito mais”.
De acordo com Érica Rêgo, coordenadora da Agência Transfusional, ampliar as áreas faz com que os estudantes conheçam o trabalho mais de perto, além de também auxiliar no trabalho do HRA. “A agência transfusional existe desde 2006 e realiza todos os testes pré-transfusionais da unidade de saúde. São realizados em média 2000 testes por mês e 500 transfusões, o que possibilita maior acesso dos estudantes ao conhecimento.Além dos residentes do curso de Medicina, agora contamos com os estudantes de Biomedicina, que ainda é uma área com número limitado de profissionais, e o estágio possibilita a propagação das nossas atividades, fazendo com que desperte e sensibilize o interesse nesta área, que é tão importante”, explicou.
Fotos: Divulgação