Entrou em cartaz na última sexta-feira (26), às 20h, na Galeria de Artes Mestre Galdino do Sesc Caruaru, a exposição “Leia-se Elas”, do artista plástico Codo. A exposição fica em cartaz até o dia 14 de junho. Com entrada gratuita, a visitação ficará disponível de segunda a sexta, sempre das 9h às 21h. O artista plástico fará, ainda, uma oficina com o tema “Literatura e Artes Plásticas: Intersecções Possíveis” nos dias 25 e 26 de abril, das 15h às 17h, também gratuita. As inscrições podem ser feitas no setor de Cultura do Sesc Caruaru.
Ao todo, serão expostas 42 obras entre desenhos, ilustrações e pinturas. Todas destacam a presença feminina na Literatura mundial, com personagens, livros e autoras. “A escolha que faço é aleatória, a partir da leitura de um livro, uma cena específica ou a leitura de uma poesia, um fragmento de um texto... tudo isso me leva a pintar”, explica o artista. Em suas pinturas, Codo utiliza a técnica da tinta acrílica sobre diversos suportes, como madeira, papel e tela. Em alguns trabalhos, usou também tinta a óleo, nanquim, lápis de cor e guache.
Codo é nome artístico de Clodoaldo Turcato, catarinense de 48 anos, nascido na cidade de Caibi. Além de artista plástico, é escritor, dramaturgo, contador e jornalista. Já publicou romances, livros de contos, poesias, teatro e roteiro para longa-metragem, além de artigos para jornais e revistas. Atualmente, escreve para a Revista Pense Mais de São Paulo. “É uma alegria muito grande ter meu trabalho exposto e reconhecido pelo Sesc”, comenta o artista.