quarta-feira, 3 de abril de 2019

CHUVAS RETIRAM BARRAGEM DO COLAPSO EM CUSTÓDIA

 

Os moradores de Custódia, no Sertão do Moxotó, estão comemorando as últimas chuvas registradas na região. A Barragem de Marrecas, em colapso desde o mês de outubro de 2018, conseguiu acumular 3% do volume total de sua capacidade de armazenamento, o que representa cerca de 636 mil metros cúbicos de água, de um total de 21 milhões. Com esse volume acumulado, os técnicos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já estão trabalhando para retomar a operação do Sistema Marrecas, que realiza a captação e tratamento da água que vem dessa barragem.

Hoje, metade dos bairros do município é atendida por meio dos poços da Vila de Fátima. A outra metade, composta pelos bairros Pindoba, Cohab, Estrela do Norte, Rodoviária, Redenção e São José, é abastecida através de caminhões-pipa e caixas comunitárias, distribuídas em pontos estratégicos. Com a resposta positiva do acúmulo de água na barragem, será possível ampliar a cobertura de distribuição de água por meio da rede de abastecimento nestes bairros.

Para regularizar o abastecimento de água em Custódia, o Governo do Estado, por meio da Compesa está realizando uma obra que irá triplicar o volume de água distribuído na cidade a partir da Transposição do Rio São Francisco. Trata-se da Adutora de Custódia, que terá 23 quilômetros de extensão e 400 milímetros de diâmetro, construída às margens da BR 232, e que irá interligar o Canal da Transposição até a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade. A ETA terá sua capacidade de tratamento ampliada de 32 para 82 litros de água por segundo. A obra recebeu um investimento de R$ 31 milhões e será concluída até o mês de abril de 2020.


Foto: Divulgação 


QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.