terça-feira, 23 de abril de 2019

CARUARU TERÁ OFICINA DE CUSTOMIZAÇÃO DE ROUPAS PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA


  Nessa quarta-feira (24), das 8h às 17h, no auditório da Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru (SPM), acontecerá uma oficina de modelagem e customização de roupas para mulheres vítimas de violência. A ação faz do projeto “Mulheres: Vidas, Artes e Resistências”, que é fruto das vivências do Grupo Reflexivo “As Marias”, atividade realizada pela Prefeitura de Caruaru, através do Centro de Referência da Mulher Maria Bonita (CRMMB), da SPM. 

  Com duração de oito horas, a oficina tem em seu primeiro momento uma formação sociopolítica sobre a epistemologia feminista, empoderamento e autonomia econômica da mulher. Posteriormente, as participantes irão confeccionar as peças de artesanato com a orientação do estilista e designer de moda, Chico Marinho, que irá fomentar novas possibilidades de peças a partir do que as mulheres já sabem fazer.  

  Já no dia 30, é a vez da cidade de Toritama receber e dar continuidade ao projeto, já que sua organização é uma parceria intermunicipal dos Organismos de Políticas para Mulheres do Arranjo Produtivo Local (APL) do setor têxtil de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. A ação ainda conta com a parceria das lojas do ramo têxtil, Reall Jeans, Laay Jeans, Avassalador Jeans, XLZ Jeans e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru (SDSDH).  

  Em Toritama a oficina acontecerá no mesmo horário no CRAS, Av. Projetada, 295, Planalto, onde terá um debate sobre a construção da narrativa de como aquela mulher se percebe no processo de ressignificação de sua identidade enquanto mulher artesã. No momento seguinte será feita a customização das roupas doadas pelas lojas parceiras. Todos os produtos confeccionados pelas mulheres nas oficinas serão expostos em stand na 18ª edição do Festival do Jeans de Toritama 2019, nos dias 2 a 4 de maio.  

  As oficinas serão gratuitas e destinadas para mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica, dos três municípios (15 mulheres de Caruaru, dez mulheres de Toritama e dez mulheres de Santa Cruz do Capibaribe).


QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.