O município de Tacaimbó, no Agreste, sediará audiência pública sobre os impactos da Medida Provisória 871/2019 e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 06) da Reforma da Previdência. Trabalhadores e trabalhadoras rurais dos municípios da região do Agreste terão a oportunidade de conhecer as consequências de ambos e retirar dúvidas. Foram convidados para participar das audiências prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais e senadores do Estado, além de representantes das igrejas. O ato aconteceu na Quadra Poliesportiva da cidade, a partir das 9h.
Na primeira audiência realizada em Afogados da Ingazeira, Sertão, no último dia 15, as autoridades políticas presentes se comprometeram a defender a previdência rural. Em gesto simbólico os parlamentares assinaram uma carta compromisso assinada por 16 entidades, contendo as emendas elaboradas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). As emendas propõem modificações, acréscimos e exclusões no texto da Medida Provisória 871 com o objetivo de evitar que milhões de agricultoras e agricultores sejam excluídos da previdência social.
A série de três audiências regionais é organizada pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape) e seus Sindicatos, em conjunto com diferentes movimentos e organizações sociais. Os impactos vão desde o corte na aposentadoria rural até o aumento do desemprego, da fome para a população mais vulnerável e o êxodo rural.
Fotos: Divulgação