A primeira reunião ordinária de 2019 do Conselho de Segurança Cidadã dos Bairros e da Zona Rural (CONSEC) foi realizada, na última quinta-feira (21), na Escola Municipal Joel Pontes, no bairro Santa Rosa, e contou com a presença de grande parte da população do bairro, que estava ansiosa para eleger os membros do conselho e já solicitar algumas demandas.
A novidade, para este ano, será a divisão dos CONSECs em territórios. Na reunião dessa quinta-feira, foi apresentada a nova formatação do CONSEC Sul 01, que vai alcançar um maior número de bairros, sendo eles: Santa Rosa, Vassoural, Manoel Bezerra e José Antônio Liberato. “Começamos um novo ciclo. Originalmente, era apenas o bairro Santa Rosa e voltarmos ao local onde tudo iniciou representa um grande avanço. A prefeita Raquel Lyra apostou nesse formato de criação do canal direto com a população e a redução dos indicadores de homicídios no território mostra o sucesso do CONSEC. Estamos ampliando e trazendo mais benefícios para a cidade de Caruaru”, explicou a secretária de Ordem Pública, Karla Vieira.
Durante a reunião, a população do bairro elegeu os membros do conselho, agora com oito representantes. “Através desse novo método, vamos expandir mais o trabalho. É com muita satisfação que aprovamos essa nova ideia, nosso trabalho como conselheiro vai aumentar, mas é muito gratificante”, afirmou o novo conselheiro Josué Ferreira.
Participaram da reunião várias secretarias municipais, como Ordem Pública, Destra, Serviços Públicos, Urbanismo e Obras, Secretaria da Mulher, Secretaria de Governo, Secretaria da Fazenda, Educação e Saúde, como também as Polícias Civil e Militar, com representantes do 4º BPM, Biespe e Câmara dos Vereadores. “Esse momento é uma excelente oportunidade de conversamos com a população, mostrando o nosso canal direto de comunicação. As pessoas é que vivem a realidade de cada bairro, por isso precisamos desse retorno”, pontuou o delegado da Polícia Civil, Thiago Henrique.
“A própria sociedade é o destinatário do nosso serviço. O conselho é uma forma de participação, controle e cobrança. Junto com as críticas construtivas, podemos melhorar trabalho”, afirmou o Tenente Sousa, do BIEsp.
Fotos: Jorge Farias
