domingo, 10 de fevereiro de 2019

DESPERTAR MISSIONÁRIO DEBATE ATIVIDADES DA IGREJA CATÓLICA EM CARUARU

 

Neste sábado (9), foi realizado o evento Despertar Missionário, promovido pela Diocese de Caruaru. O momento abriu as atividades do Ano Missionário, proposto pelo Papa Francisco, e teve como objetivo discutir a importância da missão para a Igreja Católica e apresentar seus novos métodos e estratégias para a evangelização. Cerca de 40 padres, de todas as cidades que compõem a Diocese, estiveram presentes, além dos agentes de pastoral, seminaristas, religiosos, membros das novas comunidades, grupos e movimentos. Aproximadamente 1,2 mil pessoas participaram das atividades.

 

A programação teve início pela manhã com a celebração da Santa Missa no Santuário da Graça, em Caruaru. Logo em seguida, o Pe. João Paulo de Araújo falou sobre o tema do encontro, “Batizados e Enviados”, e ressaltou a importância do acolhimento dos fiéis no ambiente pastoral.

 

Em seguida, os padres Sivonaldo e Fábio e o monsenhor Albérico promoveram um momento de reflexão sobre os religiosos que tiveram a vida dedicada às missões no Nordeste. 

 

À tarde, os participantes do evento ouviram testemunhos das ações missionárias da Diocese, entre eles, o relato das atividades do Setor Juventude, com a partilha da experiência dos jovens que foram à Jornada Mundial da Juventude em janeiro; o Sínodo do Bispos, realizado no Vaticano em outubro do ano passado; e o Discernimento Vocacional. Os participantes puderam ouvir ainda as partilhas das as experiências dos membros da Pastoral Familiar, Pastorais Sociais, Novas Comunidades e Renovação Carismática. Ao final foi divulgado o calendário anual de atividades da Diocese.

 

De acordo com o bispo diocesano, Dom Bernardino Marchió, o Despertar Missionário foi uma oportunidade para reunir o clero e os fiéis e reiterar a importância de ser parte de uma igreja em saída, como afirma o Papa. “Esse evento é uma forma de incentivar ainda mais a missionariedade na nossa Diocese, que é uma grande família evangelizadora. A proposta é dar pistas para que durante o ano os conselhos de pastorais, o clero e todo o povo de Deus possam estar integrados ao que sugere o Santo Padre para o ano de 2019. Toda a Igreja deve ser missionária e todo trabalho é realizado para despertar ainda mais o desejo de anunciar o Cristo que é o Centro da vida diocesana”, concluiu.



Foto: Divulgação 


QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.