Gravatá agora é exemplo no estado de Pernambuco ao ser a primeira cidade a ofertar o curso de libras para Agentes Comunitários de Saúde – (ACS). A iniciativa foi da Prefeitura de Gravatá, que através das Secretarias de Saúde e Educação, está ofertando um curso de libras para os ACS do município. O objetivo é promover a inclusão social e diminuir as barreiras na comunicação entre a categoria e a comunidade surda nos atendimentos domiciliares realizados pelos agentes.
Cerca de 180 agentes serão qualificados durante o ano de 2019. Duas turmas estão sendo formadas. A primeira delas já conta com 80 alunos e iniciará no dia 23 de janeiro. As aulas serão realizadas nas quartas-feiras das 16h às 17h.
A Presidenta da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Tatiana Fradique, explicou como surgiu essa iniciativa e falou sobre a importância da capacitação.
“A ideia surgiu com a parceria entre a Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e as Secretarias de Saúde e Educação. O nosso objetivo é disponibilizar um atendimento apropriado aos surdos. Nós trabalhamos com inclusão e esse é um passo muito importante para levarmos a saúde a todos os gravataenses,” explicou.
Gravatá já dispunha de um intérprete de libras no Centro de Especialidades Odontológicas –(CEO), que auxilia na comunicação entre os agentes e os pacientes.
Foto: Divulgação