quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

SEM SANEAMENTO E CALÇAMENTO MORADORES NO JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA SOFREM


Quem mora na Rua José Jota de Almeida no bairro José Carlos de Oliveira, em Caruaru vive um dilema em cobrar saneamento e calçamento aos órgãos públicos. O problema na localidade já dura quase 20 anos. Na rua existe um córrego que passa em frente as residências trazendo resíduos e causando a proliferação de mosquitos, baratas, ratos e escorpiões. Saneamento não existe. O problema afeta a saúde de quem vive na localidade e quando o inverno chega, a água suja invade as casas deixando muita gente desabrigada e muitas vezes os moradores perdem tudo.

Maria Madalena


Maria Madalena, mora na rua há 18 anos. Ela disse que vive em um sofrimento, não teve mais condições de comprar nenhum móvel para casa, após perder tudo em uma chuva no mês de maio deste ano. Madalena quase morreu em meio a tanta água. Quando perguntada se sonha em ver a rua calçada, ela respondeu; "Tenho que ter fé primeiramente em Jesus e se eles quiserem fazer alguma coisa", finalizou a idosa, que sofre para dormir a noite por causa da grande quantidade de muriçocas.

Maria Josilene


Maria Josilene, mora há 15 anos na rua. Ela conta que as crianças vivem doentes. Fezes e urina descem córrego a abaixo dia e noite causando mal cheiro. "Entra prefeito e sai prefeito, e nada faz", comentou Josilene indignada com a situação. Ela teme ter que passar por mais um inverno sem solução na rua.

Outra rua bem próxima e que não é pavimentada é a Manoel Florêncio Sobrinho. Essa via estava para receber calçamento em setembro de 2017, porém segundo a Secretaria de Urbanismo e Obras (SEURB), problemas com a construtora contratada na época atrasou a obra e uma nova licitação foi lançada. 

A poeira no tempo seco toma conta das casas e é preciso fazer limpeza diariamente para se livrar do pó. No inverno o problema é a lama. Buracos existem pela via. O mato cresce nas poucas calçadas que ainda existem. Segundo os moradores, a esperança de ver a rua calçada um dia já é bem pequena.


Resposta

Em nota a SEURB nos informou que, sobre o caso da Rua José Jota Almeida, ela está contemplada para pavimentação, inclusive, equipes já estiveram no local para realizar o levantamento inicial. Quanto ao esgoto, existe trechos da rua que tem problemas no saneamento, que é de responsabilidade da Compesa.

Sobre a Rua Manoel Florêncio Sobrinho, a informação que recebemos, é de que aconteceram problemas com a empresa que realizaria o serviço e uma outra será contratada. O prazo de início do serviço é fevereiro de 2019.

Sobre a rua Jose Jota de Almeida, a Compesa informou por meio de nota, que enviará uma equipe técnica nesta sexta-feira (28) ao local para fazer uma avaliação detalhada e definir os serviços de reparo que serão necessários.


Fotos: Adriano Luiz 


QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.