No próximo domingo (25) acontece em Caruaru, o Brechó Beneficente “Desabrochar das Rosas”, em prol das crianças do Projeto Social “Mãe Morena”. Atualmente o Projeto atende, em média, 128 crianças que estão cadastradas no Projeto e que são oriundas de famílias extremamente carentes vindas de cinco comunidades da região da Vila do Juá.
Na programação semanal do Centro Social, os voluntários oferecem, durante a semana, aulas de capoeira, educação infantil e acompanhamento escolar, além de dança, violão e instrumentos de percussão. Já aos sábados, o Projeto oferece Catequese e Curso de Formação para Lideranças em Comunidades. Alguns educadores são voluntários, outros, recebem remuneração que são vindas de doações. Uma das educadoras é da própria comunidade e está engajada no processo educacional dessas crianças e jovens.
Eventualmente é realizafo um bazar na própria localidade, com peças que tem preços a partir e R$1,00 até no máximo R$15,00. A ideia de promover esses eventos de feiras de novos e usados é educar os moradores da comunidades a doar também e não só receber fazendo essa troca de doar, comprar e reverter o dinheiro arrecadado às necessidades da própria comunidade, beneficiando assim, toda uma cadeia. Acontecem diálogos e rodas de conversa sobre a ideia de sustentabilidade, do ato de comprar e doar e de como funciona o todo esse sistema, conscientizando mais e melhor toda a comunidade. O Projeto sobrevive somente doação de água (que serve para lavar roupa, louça etc). Na localidade não há água encanada e nem projeto de saneamento básico.
O Brechó Beneficente “Desabrochar das Rosas”, acontecerá na Avenida Agamenon Magalhães, (em frente ao Hospital São Sebastião), das 09h às 16h e contará com a participação de artistas locais para animar o dia. Toda a renda arrecadada será revertida em prol das crianças do Projeto Social “Mãe Morena”. Quem se interessar pode colaborar doando roupas, sapatos, livros, brinquedos e acessórios que não usa mais, em bom estado e/ou ajudando como voluntário no dia do evento ou ainda adquirindo peças do Brechó.