Desde março de 2012, o Governo de Pernambuco está disponibilizando consultas oftalmológicas para alunos, professores e profissionais da rede estadual de saúde, com o objetivo de melhorar o desempenho em sala de aula e dar mais qualidade de vida aos beneficiados. Após a consulta, quando indicado, óculos são ofertados gratuitamente. Por meio do Projeto Boa Visão, que é coordenado pelas secretarias estaduais de Saúde (SES) e Educação (SEE), já foram atendidas 102.784 pessoas. Dessas, 64.947 precisaram de lentes corretivas.
“Por meio do Projeto Boa Visão, estamos atuando para que o estudante possa desenvolver plenamente todas as suas potencialidades em sala de aula. Quando a equipe de triagem identifica alguém com alguma queixa ocular, se faz o referenciamento para que um oftalmologista analise aquele paciente. Quando necessário, também encaminhamos o aluno para realizar os exames necessários para fechar seu diagnóstico, além da concessão de óculos. Assim, garantimos a linha de cuidado e, consequentemente, proporcionamos mais qualidade de vida àquela pessoa”, diz a coordenadora do Programa Boa Visão na Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mayra Ramos.
Atualmente, as consultas oftalmológicas são oferecidas de rotina nas Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) de Limoeiro, Caruaru, Belo Jardim, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Petrolina. Além disso, mutirões também são realizados periodicamente, como já ocorreu em Garanhuns, Salgueiro, Arcoverde e Caruaru.
Os óculos cedidos para os beneficiados do Boa Visão são confeccionados pelo Lafepe. Nos mutirões, ainda há o apoio da Fundação Onesight na produção das lentes corretivas.
Fotos: Divulgação