quinta-feira, 6 de setembro de 2018

OBRAS DE ESGOTO EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE EM ANDAMENTO

Equipes da Compesa vistoriaram nesta quarta-feira (5), a obra de implantação da 1ª etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade de Santa Cruz do Capibaribe. Acompanhado de engenheiros e de lideranças do município, o diretor Técnico da Compesa, Rômulo Aurélio Souza, verificou o avanço das obras, importante iniciativa para a melhoria da qualidade de vida da população e do desenvolvimento da cidade. Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, a empresa tem mantido uma agenda permanente de inspeções às obras para garantir que sejam entregues no menor tempo possível à população. 

A obra recebe um investimento de R$ 100 milhões, recursos captados pelo Governo de Pernambuco junto ao Banco Mundial por meio do Projeto de Sustentabilidade  da Bacia do Rio Capibaribe (PSH) e beneficiará mais de 100 mil pessoas.

A obra de esgoto está na fase de concretagem das fundações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Santa Cruz do Capibaribe.

Duas frentes de trabalho estão concentradas na implantação dos interceptores da obra, que somarão 18 quilômetros de tubulações ao longo das margens do Rio Capibaribe, e terão a função de coletar o esgoto gerado na cidade. Até agora, já foram implantados mais de 800 metros dos interceptores. As obras de implantação do sistema iniciaram, no mês de maio, com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Oscarzão. A unidade terá a capacidade de tratar o volume de 355 litros por segundo - alcançando o tratamento de 1 bilhão de litros de esgoto, por mês.

O projeto contempla ainda a construção de quatro estações de bombeamento e de cinco emissários - tubulações que transportarão o esgoto das estações de bombeamento até a ETE - além da implantação de 184 poços de visitas, que terão a função de fazer a interligação do sistema existente na cidade aos interceptores. O projeto global de implantação do SES Santa Cruz do Capibaribe está sendo pensado para garantir o atendimento da cidade até o ano de 2038.


QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.