sexta-feira, 1 de agosto de 2025

COMAGSUL ENTREGA NOVA ESTRUTURA NO ACESSE AO ATERRO SANITÁRIO E FORTALECE LOGÍSTICA EM AGRESTINA E REGIÃO

Obra amplia infraestrutura com balança para caminhões, monitoramento e estacionamento para os municípios consorciados


Foi inaugurada, nesta quarta-feira (30), a nova estrutura de apoio ao Aterro Sanitário do Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul (COMAGSUL), localizado no Sítio Juá, entre Agrestina e Altinho. A requalificação inclui calçamento com paralelepípedos intertravados, instalação de balança para pesagem de caminhões, estacionamento e sistema de monitoramento por câmeras. 

A entrega fortalece a logística de operação do aterro, beneficiando diretamente os municípios consorciados e representando mais um avanço na gestão regional de resíduos sólidos urbanos.

O aterro sanitário foi implantado em 2008, quando Josué Mendes era prefeito de Agrestina e presidente do COMAGSUL. À época, tornou-se o primeiro aterro sanitário do Brasil implantado por meio de consórcio público entre municípios, marco importante na política de gestão compartilhada de resíduos sólidos. Inicialmente, contava com 10 hectares de área. Com a ampliação, passou a ter 20 hectares, o que garante vida útil ao espaço por pelo menos mais duas décadas.

A cidade de Agrestina, por estar geograficamente próxima ao aterro e historicamente ligada à sua implantação, é diretamente beneficiada com a nova estrutura, que contribui para a eficiência dos serviços, redução de impactos ambientais e melhoria da qualidade de vida da população.


Participaram da cerimônia prefeitos e representantes de diversos municípios consorciados, entre eles o prefeito de Altinho, atual presidente do COMAGSUL, e autoridades das cidades de Lagoa dos Gatos, Panelas, Catende, entre outras.

Para o prefeito de Agrestina, Josué Mendes, a entrega reafirma o compromisso com uma gestão ambiental sustentável e eficiente. “Essa entrega reforça um projeto que começou ainda lá atrás, em 2008, e que segue crescendo com responsabilidade. Agrestina tem um papel fundamental nessa história e, com essa requalificação, ganha mais estrutura, mais segurança e mais eficiência no serviço de destinação dos resíduos. É um passo essencial para o futuro sustentável da nossa região”, afirmou.

Texto - Scarlett Lima | DECOM-PMA

Fotos: Amaro Junior 


QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.